• Matéria: Geografia
  • Autor: Lala12019
  • Perguntado 8 anos atrás

selecione um conflito que ocorre atualmente nos países e Escreva um texto explicando as razões causas e consequências desse conflito

Respostas

respondido por: dvaldomonteiro
40
Países: Costa do Marfin e Líbia (São os dois juntos) 
Razão do conflito: Política 
Consequência: Deslocamento e pessoas. 

1 - Na Líbia, as primeiras estimativas de deslocamentos internos totalizam mais de 25 mil pessoas, sendo que outras 351 mil já deixaram o país desde o início dos conflitos entre forças leais e de oposição ao governo. 

2 - Na Costa do Marfim, o Acnur estima que entre 700 mil e um milhão de pessoas já se deslocaram dentro do país - além dos mais de 100 mil marfinenses já registrados pela agência na vizinha Libéria - por causa da violência pós-eleitoral iniciada no ano passado. 

______________________________________... 

A continuidade e a evolução dos conflitos na Líbia e na Costa do Marfim provocam o deslocamento massivo de milhões de pessoas, advertiu hoje o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) 
Os conflitos nestes dois países geraram crises humanitárias que estão sendo respondidas pelo Acnur e outras agências, com o apoio da comunidade internacional. A agência está presente tanto no norte como no oeste da África, prestando assistência aos deslocados internos, refugiados e outros grupos vulneráveis que fogem dos conflitos. 

Entretanto, segundo a porta voz do Acnur em Genebra, Melissa Fleming, as condições de segurança na Líbia e na Costa do Marfim têm sido um impedimento para o trabalho humanitário. Na cidade marfinense de Guiglo, o escritório do Acnur foi saqueado na quarta-feira passada por homens armados sem identificação. 

Eles levaram três veículos, duas motocicletas, todos os móveis e equipamentos do escritório. Outros veículos também foram roubados de várias outras agências humanitárias na região. 

“Por sorte, ninguém ficou ferido. O Acnur condena a pilhagem das dependências da agência e reitera seu pedido de que todas as partes protejam os civis e deixem de agredir as organizações humanitárias”, afirmou Fleming.

Perguntas similares