• Matéria: Filosofia
  • Autor: eleuzineia
  • Perguntado 8 anos atrás

A palavra sofista deriva do mesmo vocábulo sofia, sabedoria. Filóstrato diz que a sofística fala a respeito das mesmas coisas que aqueles que filosofam. E Aristóteles diz: “A sofística é uma sabedoria aparente, mas não o é”. Nestas brevíssimas citações fica caracterizado o problema da sofística: fala de temas filosóficos, e parece uma sabedoria, mas não é. O sofista parece filósofo, mas não é; é um homem estranhíssimo, diz Platão, cujo ser consiste em não ser. (MARÍAS, 2004, p. 40).
Diante da citação acima, qual o problema da sofística.


Respostas

respondido por: TheGameIsOn
8
O próprio termo "sofista" era visto de maneira pejorativa pelos pensadores da época. A filosofia sofística era vista como "superficial", os filósofos dessa escola eram acusados de não se preocupar com as questões filosóficas, com a busca da verdade.
 A sofística era a arte da oratória, assim seus filósofos se preocupavam em usar suas habilidades de dialética para persuadir as pessoas, sem se importar em refletir sobre as questões; se preocupavam apenas com a maneira de dizer, e não com o que era dito. Além disso, eram vistos como mercenários, por cobrarem por suas aulas.
Perguntas similares