• Matéria: História
  • Autor: nuneslara
  • Perguntado 8 anos atrás

1 - Os abolicionistas radicais defendiam a abolição total da escravidão através da luta e da revolta dos escravos. A partir de 1884 algumas províncias, como o Ceará e Rio Grande do Sul (por exemplo), tiveram um processo abolicionista diferente com suas especificidades. Faça um breve comentário sobre esse processo. Use até 6 linhas.



2 - A República, recém-fundada, assistiu, entre 1893 e 1897, durante o governo de Prudente de Morais, a um dos mais dramáticos acontecimentos da história do Brasil, gerado por um contexto de miséria e exclusão do povo sertanejo. Caracterize tal movimento em um breve texto e indique em que mais se assemelhou com o Contestado. Use até 8 linhas.

Respostas

respondido por: cristinamisono
4

1- Faça um breve comentário sobre esse processo. 

R:  Começaram a abolir a escravidão em seus territórios por conta própria. Muitos militantes promoviam fugas de escravos ou recolhiam em esconderijos os negros fugitivos. Organizavam-se comissões, a fim de recolher fundos para comprar a liberdade dos cativos. A oposição ao governo escravista aumentava e ganhava adeptos junto ao clero, aos estudantes, militares, parte dos fazendeiros e à imprensa. 

 2-Caracterize tal movimento em um breve texto e indique em que mais se assemelhou com o Contestado. 
R:
 O massacre de Canudos caracterizou-se pelo intenso fanatismo religioso.Para a massa de sertanejos empobrecida, as práticas religiosas eram o que restava e pareciam ameaçadas pelo novo regime que separou a religião do Estado, estabeleceu o casamento civil e a secularização dos cemitérios.  O resultado foi um massacre, onde no final restaram apenas um velho e algumas crianças. A Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1915, um conflito semelhante ao de Canudos, eclodiu na região entre o Paraná e Santa Catarina. Foi chamada de Contestado, por ser disputada entre os dois Estados. Após diversas expedições militares fracassadas, passou-se a temer a repetição de Canudos. No início de 1914, seis mil soldados, contando com artilharia e aviação, atacaram os crentes, cuja resistência só foi aniquilada em maio de 1915. 
Perguntas similares