• Matéria: Pedagogia
  • Autor: daianebueno2
  • Perguntado 9 anos atrás

Tem certos dias em que eu penso em minha gente E sinto assim todo o meu peito apertar... E aí me dá uma tristeza no meu peito. Feito um despeito de eu não ter como lutar. E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente, É gente humilde, que vontade de chorar. (Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes)

Na letra da música acima escrita vemos que essa gente humilde necessita dignidade e força para lutar contra a opressão. Paulo Freire olhou para essa gente e elaborou um método de ensino baseado numa educação chamada popular. A educação popular proposta por Paulo Freire propõe que:

Escolha uma

Respostas

respondido por: winederrn
104
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Segue o complemento da questão:

a) por mérito, isto é, se ele for um aluno aplicado por meio do diploma ele será bem-sucedido, saindo da situação precária em que vive.

b) somente por meio de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, esses indivíduos podem se tornar cidadãos ativos, o que o integrará na sociedade.

c) não há possibilidade do sujeito em condição de precariedade social ter uma ascensão sem o tutoreado da classe dominante.

d) por ser baseada nas vivências dos grupos e procurar formar indivíduos mais críticos e atuantes, por meio da conscientização política e emancipação dos sujeitos pretende alcançar a democratização e a justiça social.

e) A educação tem que ensinar que cada um tem seu lugar na sociedade, por isso existem diferentes educações para os que vão ocupar cargos de mando e a população em geral.


A Educação Popular, baseada por Paulo Freire, foi criada na década de 1950, trazendo as ideias de libertação e de participação popular. Neste contexto, o povo aprendeu a pensar de forma crítica e também a lutar pelos seus direitos.

Diante disto, a alternativa correta é a letra "D".

"d) por ser baseada nas vivências dos grupos e procurar formar indivíduos mais críticos e atuantes, por meio da conscientização política e emancipação dos sujeitos pretende alcançar a democratização e a justiça social".

Espero ter contribuído.
respondido por: gabymelo2010
43

e. por ser baseada nas vivências dos grupos e procurar formar indivíduos mais críticos e atuantes, por meio da conscientização política e emancipação dos sujeitos pretende alcançar a democratização e a justiça social.

Correto pelo ava

Perguntas similares