A Teoria de Beck (1986) diz respeito à sociedade industrial que tem por característica a produção e distribuição de bens, dando origem à sociedade de risco, porque a distribuição dos riscos não corresponde às diferenças econômicas, sociais e sequer geográficas chamada de primeira modernidade. Assim, sobre sociedade de risco é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A ciência e a tecnologia não dão conta do controle dos riscos e de consequência geral, danos à saúde humana e ao meio ambiente, a princípio, com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se reversíveis.
b. A ciência e a tecnologia dão conta do controle dos riscos e de consequência geral danos à saúde humana e ao meio ambiente, a princípio, com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se irreversíveis.
c. A ciência e a tecnologia não dão conta do controle dos riscos e de consequência geral danos à saúde humana e ao meio ambiente, a princípio, com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se irreversíveis.
d. A ciência não dá conta do controle dos riscos e de consequência geral danos à saúde humana e ao meio ambiente, a princípio com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se irreversíveis.
e. A ciência e a tecnologia não dão conta do controle dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, a princípio, com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se irreversíveis.
Respostas
a ciência e a tecnologia não dão conta dos riscos e de consequência geral danos a saúde humana e ao meio ambiente, a principio, com aparente não efeito, contudo, a longo prazo e quando descobertas, tornam-se irreversíveis.
Sim, alternativa C está correta.
A tecnologia faz parte das novas interações entre os indivíduos, porém, a priori, ela pode ser entendida como uma série de elementos criados para a modernização.
A expansão da rede de informações, acessibilidade, do conhecimento, do crescimento econômico e aumento da produção econômica mundial se interligam com as novas tecnologias, o que não muda o fato que a globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.
A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.