Respostas
Ditadura Militar Paraguaia (1954 – 1989)
A história paraguaia é marcadamente militar, pois as mudanças políticas sempre foram acompanhadas de grandes eventos militares. As Forças Armadas atuaram como agente político e ator importante no controle do Estado dada a vitória paraguaia na Guerra do Charco (1932-1935) – guerra contra a Bolívia, cuja reivindicação boliviana era a saída para o mar. Esta guerra e sua consequente vitória permitiram aos militares definirem sua identidade e desfrutarem de alta simpatia da população.
Entre os anos de 1936 e 1954 o Paraguai enfrentou uma série de golpes e contragolpes, sempre com a atuação determinante das Forças Armadas e dos partidos políticos mais influentes da cena política, o Partido Liberal, Partido Corolado e Partido Febrerista. A partir de 1948 houve um domínio governamental colorado, neste período os partidos opositores foram duramente perseguidos, e seus militantes, em sua maioria, foram exilados. O domínio governamental colorado (1948 a 1954) garantiu a filiação partidária dos membros das Forças Armadas e da Polícia.
A ditadura militar paraguaia perdurou por 35 anos (1954-1989), após um golpe de estado orquestrado pelo ditador Alfredo Stroessner, em um período conhecido por El Stronato ou Stronismo. Seu regime foi marcado pela corrupção, distribuição de favores e pela morte de 50 mil cidadãos paraguaios, 30 mil desaparecidos e cerca de 400 mil opositores presos.
A Ditadura Stronista
Os chamados Arquivos do Terror, documentos encontrados após a queda da ditadura stronista, revelaram as atrocidades cometidas pelo governo contra os paraguaios.
Sob a justificativa infundada de lutar contra o comunismo, os militares impuseram uma ditadura violenta, com a tortura e morte de milhares de cidadãos paraguaios.
Confira mais informações sobre Ditadura aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/32952456
#SPJ2