Respostas
No Brasil, o Pampa cobre a região sul, fazendo fronteira com áreas do Uruguai e Argentina. Com extensa formação de gramíneas, o bioma é altamente favorável à criação extensiva de gado de corte e leiteiro, com ampla gama de produtos de origem animal.
Próximo à costa ocorrem vários lagos; com destaque para o maior deles, a Lagoa dos Patos, no município de São Lourenço do Sul, segunda maior lagoa da América Latina, com 265 km de extensão. Nas regiões de campo vive o “gaúcho”, típico homem de fronteira, com forte característica cultural. Os gaúchos criam gado e reúnem-se em pequenas cidades do interior, onde é muito forte o desenvolvimento de agricultura familiar.
A região sul foi destino de grandes ondas de imigração europeia nos séculos XIX e XX, notadamente com populações originárias da Itália e Alemanha, que trouxeram sistemas novos de produção, além de culturas hoje com forte inserção local, como a vitivinicultura. Premiados e apreciados no mundo inteiro são os saborosos sucos de uva integrais e os vinhos espumantes, produtos reconhecidos por sua alta qualidade.
Resposta:
A criação de animais nos pampas foi favorecida pelo relevo da região que é plano e com pastos naturais