• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguém poderia me da uma explicação sobre isso? Por favor.
AGRADEÇO, quem poder me ajudar.


O Mito da Caverna

Os prisioneiros se comunicam, dando nome às coisas que julgam ver (sem vê-las realmente, pois estão na obscuridade), e imaginam que o que escutam, e que não sabem que são sons vindos de fora, são as vozes da próprias sombras dos artefatos, e não dos seres humanos que os carregam e se encontram do outro lado do muro. Qual é, pois, a situação dessas pessoas aprisionadas? Tomam sombras por realidade. Essa confusão, porém, não tem como causa um defeito na natureza dos prisioneiros, e sim as condições adversas em que se encontram.

Respostas

respondido por: kbsududu1
3
As pessoas aprisionadas tem para si que a realidade é aquilo que elas vem nas Sombras que visualizam pelas paredes da caverna onde estão, ou seja, isso para elas é algo normal é a sua realidade. E se um dia forem libertos terão de enfrentar a "realidade" daquilo que antes era inimaginável a eles pois, o mundo real e não o ilusório será apresentado a eles. E provavelmente esses questionaram a veracidade das coisas que a eles forem apresentadas pois a caverna se tornou um estado de espirito para eles, sendo assim, só sairão realmente dela quando abrirem as suas mentes para novas ideias e para esse novo mundo que se apresenta.

Anônimo: Muito obrigado ; )
kbsududu1: por nada
Anônimo: O que aconteceria se eles fossem libertados dessa situação miserável?
kbsududu1: Provavelmente confrontariam tudo que lhes fossem apresentado como novo ou real. Pois o aprisionamento fez com que suas mentes criassem um Universo em torno das sombras que viam.
Anônimo: Obrigado de novo, era só isso. ; )
Perguntas similares