• Matéria: História
  • Autor: Emilly3245
  • Perguntado 8 anos atrás

Como é possível relacionar as ideais iluministas a reconstrução da cidade de Lisboa?

Respostas

respondido por: PCgamer10
86
A nova cidade, exemplar único do urbanismo das Luzes, foi planeada com régua e compasso pela Razão. (...) É a razão em pedra. Sem desvios nem fantasia." (Saraiva, José Hermano, Guerra, Maria Luísa, Diário da História de Portugal, Madrid, Selecções do Reader's Digest, Maio de 1998, p.305 )
Foi com o terramoto de 1755 que o Marquês de Pombal adquiriu plena oportunidade de se afirmar como homem providencial ao lado do rei, estatuto que, até à morte do monarca, não mais perderia. Pombal acabaria, aliás, por substituir, na prática, o rei em todos os assuntos de Estado.
Para que fosse possível reedificar a cidade no mesmo local em que se encontrava, foi proibida a construção de casas novas na parte antiga, pelo que os seus moradores se viram obrigados a viver em barracas, sendo o exemplo dado pela nobreza e mesmo até pela família real. Carvalho e Melo incumbe, então, o engenheiro-mor Manuel da Maia de uma série de projectos a submeter às considerações do monarca. Foi assim que se pensou fazer a reconstrução nos moldes da cidade antiga, quer com o alargamento das ruas, quer diminuindo a altura dos prédios. No entanto, ficou decidido, mais tarde, proceder a uma reedificação baseada num plano novo que tivesse em consideração o estilo e a segurança dos edifícios.
Perguntas similares