• Matéria: Sociologia
  • Autor: kathyanemartins
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais as influências filosóficas que estiveram por trás do movimento de maio de 1968?
Os motivos que estavam por trás dos eventos de "Maio de 1968"

Respostas

respondido por: marigiz
17

Em 1968 houve uma greve geral na França que adquiriu dimensões revolucionárias e foi suprimida pelo Partido Comunista Francês, stalinista e contida pelo governo, que acusou os insurgentes de tramar contra a ordem estabelecida da República.

Esse movimento foi iniciado com greves estudantis em algumas instituições de Paris, após confrontos com a administração e a polícia. Os acontecimentos decorrentes desses conflitos culmiram em uma greve geral dos estudantes e em ocupações de fábricas em toda a França, com a adesão de cerca de 10 milhões de trabalhadores, ou seja, aproximadamente dois terços dos trabalhadores de toda a França. Os protestos chegaram ao ponto de levar o general Charles de Gaulle a criar um quartel general de operações militares e dissolver a Assembleia Nacional. Em 23 de junho de 1968, aconteceram as eleições parlamentares convocadas por ele.

Os rebeldes eram influenciados por ideais de esquerda, tanto comunistas, quanto anarquistas e queriam renovar os padrões sociais. Uma minoria deles era partidária de ideias conservadoras.

A situação era tão crítica que Charles de Gaulle se refugiou na Alemanha, mas rapidamente o movimento acabou, sob orientação do Partido Comunista Francês e da Confédération Générale du Travail.

Ao final, ironicamente, o partido gaullista adquiriu ainda mais poder…

Perguntas similares