Respostas
respondido por:
144
Após o declínio do Império Romano, houve o início do Feudalismo. Período esse aonde a igreja tinha o papel de criar paradigmas, ou seja, ela tinha o papel social de dizer o que seria a moral, um modelo, um padrão que a sociedade deveria seguir.
caiogouvea:
Lembrando o que foi dito acima, diz a respeito tanto na questão social, quanto política. A igreja tinha muita força, e por isso tinha esse controle de paradigmas.
respondido por:
40
A Igreja Católica foi, após a Queda do Império Romano, a guardiã da cultura ocidental, servindo também como base para as reorganizações políticas que se seguiram.
Antes da Queda o Império havia, oficialmente, se convertido ao Cristianismo, de modo que Cristianismo e Cultura Romana eram duas faces da mesma moeda depois do século V depois de Cristo. Por meio de iniciativas como a dos monges copistas, a Igreja se tornou "guardiã" dos segredos técnicos romanos, preservando-os dos "bárbaros".
Além disto, ela era a organização que mantinha viva a "identidade" dos povos civilizados, de modo que, por uma associação entre nobreza e Igreja, se fundamentou a instituição do Feudalismo, por exemplo.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás