Respostas
O débito urinário é definido como a redução na produção de urina para menos de 500 mililitros em 24 horas. Embora uma diminuição significativa da diurese seja geralmente indicativa de uma condição considerada séria e até mesmo potencialmente fatal, o débito urinário adequado pode ser restaurado com o tratamento médico oportuno.
O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora. Quando o débito urinário é menor do que 0,27 mL/Kg/hora é chamdo Oligúria, e anúria quando é menor do que 0,08 mL/Kg/hora.
Caso contrario quando existe uma produção aumentada de urina que pode ser devido a sobrecarga de fluidos, é conhecida como Poliúria.
Para a medição do débito urinário pode ser realizado por método direto pela instalação de um cateter de Foley e sua conexão a um urômetro; ou também pelo método indireto calculando o débito urinario baseado no peso da pessoa com a seguinte formula:
Onde:
V: Volume (ml)
t : tempo (hora).
P: peso do paciente (Kg)
A produção normal de urina é de 1-2 ml/kg/hr. Para determinar o débito urinário do paciente, é necessário conhecer o seu peso, a quantidade de urina produzida, e o tempo que levou para produzir essa urina. O débito urinário deve ser medido em pelo menos de quatro em quatro horas.
O intervalo normal para um volume de urina em 24 horas é de 800 a 2.000 mililitros por dia (com uma ingestão normal de líquidos, cerca de 2 litros por dia).
Assim, podemos usar a seguinte fórmula para o cálculo do débito urinário:
- Débito urinário (ml/kg/hr) = Urina recolhida / (Peso x Tempo)
Vale salientar que a urina é uma solução aquosa que contém muitos solutos em concentrações variáveis. No entanto, mesmo compostos de peso molecular mais elevado (tais como proteínas, que estão presentes na urina em várias doenças renais) existem em pequenas quantidades em relação quantidade global de água na urina.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/3117042
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)