Respostas
A "Cortina de Ferro" era como os aliados ocidentais, adeptos do modelo capitalista de produção, chamavam o Pacto de Varsóvia, o bloco diplomático, econômico e militar estabelecido pela União Soviética após a liberação dos Estados que haviam sido ocupados pelos Nazistas, ocupando toda a Europa Oriental e metade da Alemanha.
Ela servia para designar a relação fechada que fora estabelecida entre soviéticos, que desejavam desenvolver o projeto de construir o comunismo com o mínimo de contato possível com o mercado internacional, e os países capitalistas, sendo um modo um tanto quanto negativo de descrever os países que eram parte deste acordo diplomático.
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o domínio (ou fazia parte) da União Soviética, enquanto os países da Europa Ocidental se mantiveram independentes, embora formassem um bloco político com os Estados Unidos.