Tomás de Aquino se baseou principalmente nas obras de Aristóteles e no conhecimento formulado pela tradição neoplatônica cristã de Plotino, também sistematizada anteriormente por Agostinho. A partir desse conhecimento, Tomás de Aquino “reinterpreta a filosofia de Aristóteles pelo viés da doutrina cristã, no sentido de conciliar criticamente a fé e a razão, a fim de ascender ao conhecimento de Deus. Eram suas ideias, EXCETO: Escolha uma:
a. Fé e razão convivem de forma harmônica numa estreita colaboração. A inteligência prepara a fé; depois a fé dirige e ilumina a inteligência.
b. A existência de Deus é provada partindo do princípio de que: se todo efeito provém de uma causa e uma causa não pode causar a si mesmo, a causa primeira de todas as coisas é o supremo bem, que é Deus.
c. Apenas por intermédio da razão e do juízo reto é que se pode alcançar a fé como condição essencial ao encontro da verdade revelada.
d. A fim de que a inteligência humana adquira perfeitamente a verdade da fé, são exigidas duas condições: uma, compreender bem o objeto proposto, o que compete ao dom da inteligência, como acima foi dito; outra, ter juízo certo e reto do objeto proposto, discernindo o que deve ou não deve crer.
Respostas
respondido por:
1
a resposta c está incorreta
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás