• Matéria: Filosofia
  • Autor: maribjfjidj
  • Perguntado 8 anos atrás

explique por que a ideia de que a filosofia é uma atividade muito difícil e acessível apenas a poucos privilegiados é politicamente conservadora

Respostas

respondido por: miykurosawa
179
Porque a filosofia é a base do pensamento crítico do homem, podendo ser exercida por toda e qualquer pessoa. Tem acesso a ela todo aquele que pensa racionalmente, buscando sempre respostas verdadeiras, sendo então uma atividade muito simples. O privilégio citado até pode ocorrer se pensarmos no quesito das falavas educacionais, que impedem o acesso dos jovens ao conhecimento, mas, fora isso, manter essa ideia é negar a capacidade do homem de pensar, ação que, se bem estruturada, pode interferir nas ações de um governo. Uma população cheia de ideias e conhecimento tem poder e oferece risco.
respondido por: EduardoPLopes
17

A ideia de que a Filosofia é uma atividade muito difícil e acessível apenas a poucos privilegiados é politicamente conservadora na medida que tende a perpetuar privilégios de classe e manter o status quo da sociedade.

Quando dizemos que a Filosofia é acessível "apenas para os privilegiados" tornamos o exercício profissional da Filosofia mais raro, de modo que só conseguiriam exercê-la, profissionalmente, pessoas cujas as famílias sejam privilegiadas.

Deste modo, cada vez menos pessoas pobres buscariam percorrer o caminho da Filosofia por não conseguir retirar dali o seu sustento. Hoje no Brasil, por exemplo, a Filosofia é parte do currículo obrigatório nacional, e há um grande número de filósofos profissionais atuando como professores, pessoas que podem hoje se dedicar ao estudo da Filosofia que, em outras circunstâncias, teriam de procurar outra atividade.

Mais sobre a Filosofia do especialista em:

https://brainly.com.br/tarefa/15126132

Anexos:
Perguntas similares