Em relação ao desenvolvimento econômico, o papel do empreendedor vem sendo, de certo modo, superestimado, quase equiparado ao papel desempenhado pelas grandes empresas e corporações, pelo menos num sentido simbólico. Ao mesmo tempo, o crescimento de eventos relacionados ao tema, as pesquisas internacionais e instituições – como o GEM e o SEBRAE, por exemplo – contribuem para a disseminação da ideia, criando um imaginário bastante peculiar. De certo modo, cria-se uma figura heróica da atualidade e que sucederia a dos heróis do passado, como os grandes líderes de empresa ou executivos de sucesso, como Henry Ford e Lee Iacocca, por exemplo. De forma um tanto estereotipada, o empreendedor atual (“tipo ideal”) seria aquele indivíduo dotado de grande capacidade imaginativa quanto ao futuro (visão de futuro) bem quanto de grande capacidade de implementação, o que implica ser capaz de gerar inovação, seja em termos de produtos, processos ou ambos, bem como ser capaz de “criar contextos” (FILLION, 1999). Assim, conforme estudos em nosso livro, o empreendedor pode estar associado a diversas tipologias. Assinale a alternativa correta sobre o empreendedor por necessidade.
Disponível em: .

I. Empreendedor por necessidade– herda o negócio da família e normalmente aprende cedo a ter responsabilidades e como o negócio funciona. Atualmente, a família tem se preocupado com a prepa­ração do sucessor familiar e com a profissionalização da gestão.
II. Empreendedor por necessidade – cria seu próprio negócio porque não tem outra alternativa, está fora do mercado de trabalho e não resta outra opção a não ser trabalhar por conta própria. Praticamente não tem acesso à formação, recursos e a uma maneira estruturada de empreender, por isso normalmente trabalha na informalidade e de maneira pouco plane­jada, o que favorece ou não sucesso do empreendimento.
III. Empreendedor por necessidade faz a lição de casa, buscando minimizar os riscos do negócio por meio do planejamento de suas ações e, com isso, evitar grandes traumas na gestão, e contribui com o aumento dos lucros da empresa. O planejamento é um pré-re­quisito para os empreendedores com história e a maioria acredita-se ser normal a sua utilização.
IV. Empreendedor por necessidade é uma pessoa em uma organização que acha que algo pode ser feito de modo diferente e melhor, devido às necessidades e exigências do mercado. Cabe às organizações criarem uma estrutura e um clima organizacional que explorem essas potencia­lidades. Todos os colaboradores podem fazer a diferença.
V. Empreendedor por necessidade é o empreendedor que faz a lição de casa, buscando minimizar os riscos do negócio por meio do planejamento de suas ações, tem conhecimento das necessidades da organização. Por isso, como o planejamento tem sido um pré-re­quisito para os empreendedores com história de sucesso, não hesita em colocá-lo em prática.

Respostas

respondido por: Dvries
6
Apenas a alternativa II está correta.

giospezia1: correto apenas a opção II , isto está na pag 24 do livro
Perguntas similares