faça uma pesquisa na biblioteca na internet sobre a invenção da calculadora ponto procura encontradas informações sobre os diferentes tipos de calculadoras que existem e para que elas servem
Respostas
Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico e que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing.
Foi por isso que, por volta do século 6 antes de Cristo, as pessoas que viviam no Oriente Médio começaram a usar uma calculadora de bolinhas chamada ábaco.
Com o desenvolvimento de áreas como a astronomia, a ciência dos cálculos foi obrigada a se mexer! Em 1624, o matemático alemão Wilhelm Schickard construiu uma máquina de calcular para a elaboração de tabelas astronômicas.
Mas a primeira calculadora de verdade foi criada em 1642, por um filósofo e matemático francês chamado Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal passava horas olhando seu pai em cálculos que pareciam intermináveis!
Disposto a ajudar seu pai, ele construiu aos 19 anos uma máquina de somar e subtrair com 8 algarismos que foi chamada de Pascaline!
Alguns tipos de calculadoras são ;
A financeira, gráfica e cientifica.
Os cálculos de uma calculadora financeira podem ser realizados em modo algébrico ou RPN. RPN é a sigla que identifica “Notação Polonesa Reversa”, que vem a ser um movimento matemática que reduz os passos lógicos para a solução de um problema.
Com indicações principalmente para usuários que necessitam plotar seus cálculos em desenho, as calculadoras gráficas conseguem fazer isso em duas ou três dimensões, possibilitando uma análise mais detalhada em termos de aplicação prática.
Com memória flash, que permite rapidez na realização dos gráficos, conversões de unidades e diversas outras funções, este tipo de aparelho permite explorar todos os aspectos gráficos de equações matemáticas de forma eficiente e célere.
Calculadoras científicas normalmente são usadas como apoio em ciências exatas ou engenharia, por ter em sua memória funções pré-programadas direcionadas a este tipo de estudo.
Em sua memória é possível encontrar funções logarítmicas e trigonométricas, regressões, partes exponenciais, entre outras. É possível também armazenar em sua memória algumas macros definidas pelo usuário, com equações ou fórmulas pré-definidas.