“A economia capitalista debruça-se com toda intensidade sobre o corpo social, aquele que se transforma em força de trabalho, a partir do século XVIII. É esse corpo social que se torna alvo de exercício de poder operado pela medicina, que desenvolve procedimentos de adestramento a fim de recuperar o comportamento daqueles que, por algum motivo, escapam da normalidade social.” (FERNANDES, 2011, p.45)
(Fonte: FERNANDES, Sueli. Fundamentos para a Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2011)
Com base no texto e na representação social das pessoas com deficiência no século XVIII, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Todas as pessoas com deficiência frequentavam as escolas e clínicas especializadas que procuravam compreender as necessidades desse público.
b. A sociedade capitalista eliminava as pessoas com deficiência. As famílias escondiam o nascimento dessas pessoas e as afogavam nos rios ou abandonavam nas montanhas.
c. A Igreja, como ainda detinha muito poder, orientava que as pessoas com deficiência fossem escondidas em asilos e hospícios.
d. Várias instituições filantrópicas foram criadas para treinar as pessoas com deficiência para o trabalho industrial.
e. As pessoas com deficiência conviviam normalmente com as pessoas sem deficiência e a sociedade zelava por direito de igualdade.
Respostas
respondido por:
12
A RESPOSTA E A LETRA C A Igreja, como ainda detinha muito poder, orientava que as pessoas com deficiência fossem escondidas em asilos e hospícios.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás