Floriano Peixoto, segundo Presidente da República no Brasil, afirmou-se como consolidador da república e recebeu a alcunha de Marechal de Ferro. Assinale a opção que indica corretamente as principais revoltas enfrentadas pelo Marechal Floriano em seu governo.
Respostas
Nascido em Ipioca, distrito da cidade de Maceió, numa família pobre de recursos, mas ilustre e ativa na política: seu avô materno, Inácio Accioli de Vasconcellos, foi revolucionário em 1817. Foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano Vieira Peixoto foi matriculado numa escola primária em Maceió e aos dezesseis anos foi para o Rio de Janeiro, matriculado no Colégio São Pedro de Alcântara.
Resposta:
d) a Revolta da Armada no Rio de Janeiro e a luta entre federalistas e republicanos no Rio Grande do Sul.
Alternativas:
a) a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro e os levantes tenentistas em vários locais espalhados pelo interior do país.
b) a Guerra de Canudos na Bahia e a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro.
c) a Guerra dos Farrapos nos estados do Sul e os levantes comunistas no Nordeste.
d) a Revolta da Armada no Rio de Janeiro e a luta entre federalistas e republicanos no Rio Grande do Sul.
e) Revolução Praieira em Pernambuco e a Guerra do Contestado no Sul.
Explicação:
(geekie)
Mesmo com a suspensão do estado de sítio, o governo Floriano Peixoto foi marcado pelo autoritarismo que, não obstante, consolidou o Estado republicano contra ameaças monarquistas militares e civis. A primeira guerra civil da história republicana foi a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, entre 1892 e 1895. Começou de uma disputa entre dois grupos sob o comando dos caudilhos locais, Júlio de Castilhos e Gumercindo Saraiva, pelo governo gaúcho nas eleições de 1892. Tendo vencido o primeiro, pelo Partido Republicano Rio-grandense (PRR) sobre o Partido Nacional Federalista (PNF), estes se revoltaram, não reconhecendo o governo estadual eleito. Num momento de crise financeira e guerra civil no país, oficiais da Marinha levantaram-se contra o governo federal com apoio de setores monarquistas. Em seis meses de bloqueio à Baía de Guanabara, o movimento militar fracassou e os remanescentes se juntaram aos federalistas no Sul. Tendo sofrido violenta repressão, os dois movimentos foram sufocados e a República consolidada pelo Marechal de Ferro.