Leia a afirmativa abaixo sobre a importância das brincadeiras infantis:
Por meio de uma brincadeira de criança podemos compreender como ela vê e constrói o mundo, o que ela gostaria que ele fosse, quais suas preocupações e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira, ela expressa o que teria dificuldade de colocar em palavras. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos. (BETTELHEIM.1988, p. 142)
Nas alternativas abaixo assinale a afirmativa que traz o que há em comum entre o fragmento de BETTELHEIM citado acima e os estudos sobre a importância das brincadeiras infantis no espaço escolar de acordo com o RCNEI
Ambos falam da importância do cuidado e respeito com a forma de como a criança constrói e reconstrói a brincadeira, pois é por meio desta que ela expressa a sua forma de ver e sentir o mundo.
Ambos falam que a atividade lúdica da criança contém as máximas possibilidades de expressão criativa e comunicativa, portanto é à base das aprendizagens, da construção tanto da inteligência como da personalidade.
Ambos falam que brincar é um componente crucial do desenvolvimento, pois, por meio do brincar a criança é capaz de tornar manejáveis e compreensíveis os aspectos esmagadores e desorientadores do mundo. Na verdade, o brincar é um parceiro insubstituível do desenvolvimento, seu principal motor.
Ambos falam que para aprender a criança precisa sempre brincar, portanto as brincadeiras são fundamentais sem nenhuma intencionalidade pedagógica porque independente do professor a criança aprende.
Ambos falam que a brincadeira favorece a autoestima das crianças, contribuindo, apenas para retratar essa fase do desenvolvimento humano: ser criança.
Respostas
respondido por:
0
acredito que primeira alternativa seja a correta
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás