• Matéria: Filosofia
  • Autor: Thatylana
  • Perguntado 8 anos atrás

Com base nas distinções feitas neste capítulo, analise e compare as seguintes escolhas morais:
a) a ação correta e a ação incorreta
b) a ação correta e a que expressa conflito ético
c) o niilismo ético e o permissivismo ético

Respostas

respondido por: Juhh5etti
1143
a) A ação correta não contraria uma lei ou ordem, a ação errada contraria, desobedece uma ordem ou lei, ou tal decisão não é a melhor devido aos seus resultados, não tendo haver necessariamente com lei ou ordem, mas sim com ter as atitudes erradas, fazer o mal, prejudicar alguém.

b) Uma ação errada é feita pelas razões erradas para fazer o mal. Já as que fazem ocorrer um conflito ético são aquelas que nos fazem pensar, duvidar, se tal ação é errada moral e eticamente ou não, pois ambos os lados de uma situação podem parecer errados e injustos.
Exemplos: Ação errada - um ladrão que rouba para comprar drogas
Conflito ético - um pai que rouba comida para alimentar os filhos

c) O niilismo é a atitude filosófica de negação, de todo principio de autoridade ou dependência a deveres filosóficos, sendo assim onde encaixaríamos os valores éticos se o niilismo nega qualquer valor que não seja tangível ou pratico.
Enquanto o permissivismo significa tolerância excessiva, para comportamentos considerador imorais e anti-sociais, ou seja, como poderemos então chamar, algum desse tipo de conduta, de ética
respondido por: Matheusieti
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Em relação a ação correta, vemos um equilíbrio entre a atuação do indivíduo perante as leis e normas sociais, além de não descumprir o objetivo de relação ética e moral com o próximo.

A ação errada foge dos padrões estabelecidos, podendo ser a quebra de uma regra ou a realização de ações falhas.

Além disso, no niilismo os ideais, as normas, os princípios, os fins, os valores que, colocados acima do mundo terreno, reforçavam sua orientação e sentido, onde a partir da negação do mundo supra sensível surge um esvaziamento do mundo sensível, que segundo o filósofo torna privada a consistência da razão do ser humano.

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