As origens do conflito na irlanda e o envolvimento de outras questoes, como a politica, em assuntos religiosos me ajudem.... rapido eh pra amanha
Respostas
A Irlanda, ilha separada da Inglaterra pelo Mar da Irlanda, teve um começo conturbado quanto à colonização. Era dividida em cinco regiões que abrigavam diversas tribos, e as quais sofreram muitas invasões de povos que não os irlandeses.
A conhecida "Questão da Irlanda do Norte" se iniciou, porém, quando o Rei Henrique II, inglês, conquistou a região o que obrigou os irlandeses a começarem a pagar taxas para a Inglaterra no sistema feudal.
O Rei também rompeu as relações do estado com a Igreja Católica e impôs como religião obrigatória o Anglicanismo através da Reforma Protestante. Sendo que a maioria dos irlandeses, parte esmagadora, era católica.
Ainda assim a questão da religião foi apenas mais um problema agregado ao problema territorial, político e nacionalista.
Passado um tempo a população protestante, atualmente maioria, quer continuar com os laços com a Grã-Betanha e a população católica quer a independência das terras ou juntar-se à República da Irlanda (que fica mais ao sul e tem a população de maioria católica).
Os cidadãos se armaram e aí iniciou-se uma onda de violência, atualmente já controlada, mas ainda não totalmente.
Boa noite! :)
A Ilha da Irlanda é uma Ilha localizada próxima à Grã-Bretanha, e dividida atualmente entre Irlanda do Norte e Irlanda.
A Irlanda do Norte é parte do Reino Unido, enquanto a Irlanda, ou República da Irlanda, é independente. A história destes dois países é cercada de conflitos ideológicos, políticos e religiosos.
A conquista da ilha foi feitra por Henrique II, da Inglaterra. Antes um país católico, a Irlanda passou, com o andamento da Reforma Protestante, a ser influenciada pelo protestantismo.
Com a assinatura do Union Act, em 1800, Irlanda torna-se parte da propriedade da Grã-Bretanha. Um partido católico, o Sinn Féin, é formado na Irlanda, lutando pela independência desde 1905. O Tratado de Londres foi então assinado, garantindo a independência da região, sob ataques terroristas do IRA (Irish Republican Army, o Exército Republicano Irlandês).
Em 1971 forma-se o DUP (Democratic Unionist Party, o Partido Unionista Democrático), que visava unir novamente a Irlanda à Grã-Bretanha, coisa que havia sido feita pela ocupação militar, em 1969.
O exército britânico, em 1972, realiza um lamentável massacre, matando, no que ficou conhecido por domingo sangrento, 30 jovens desarmados.
Em 1990, o Acordo de Belfast definiu o fim dos conflito, com o abandono da campanha armada pelo IRA em 2005.
Na imagem, mapa do Reino Unido.
Saiba mais sobre a presença histórica da Irlanda: https://brainly.com.br/tarefa/19584104