Respostas
Se por ventura alguém saísse da caverna, deparando-se com outro mundo, descobrindo outra realidade, quando retornasse para a caverna junto destas mentes escravizadas, ao sugerir outras respostas, apontar novos caminhos que não são os habituais, pode fazer com que estes sujeitos mergulhem em uma reflexão para dentro de si, abrindo seus olhares para o que os cercam.
Sendo capaz de gerar assim, um profundo impacto de realidade, de comparações, descobrindo um infinito leque de possibilidades, de mudanças, que trabalhadas podem ser muito positivas no avanço do bem coletivo, ou seja, sempre uma melhoria para a sociedade, para todos.
Com tais explicações, o autor nos mostra que aquele que foi em busca do saber, se embriagou de conhecimento, possui um entendimento mais elevado e complexo do que muitos que por motivos vários (não saindo da caverna) não abriram sua mente para progredir, tornando assim o diálogo, as relações entre ambos conflituosas e desiguais.
Essa resposta criei para meu trabalho sobre o Mito :)
Podemos apresentar uma relação com a alegoria da caverna como uma forma de Platão exemplificar a ignorância dos indivíduos e a necessidade da busca pelo "mundo real".
Além disso, a razão deve estar acima dos sentidos, para um conhecimento que cerque o homem, como uma caracterização do filósofo em sua busca completa pelo conhecimento e o indivíduo que se priva da busca pelo aprendizado, justificando condutas, indo na contramão da razão.
Os discursos de Platão e a apresentação do mito da caverna contribuíram para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.
Além disso, ele fundou a primeira academia de ensino do período, além de ter uma grande importância em temáticas que são debatidas ao longo do tempo, inclusive no período contemporâneo e na pós modernidade como:
A ética;
A política;
O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
Conclusão sobre Sócrates:
https://brainly.com.br/tarefa/2257050