Respostas
Anatomia é ramo da biologia que estuda a forma e estrutura dos seres vivos. Ciência que descreve a forma externa do corpo humano, seu desenvolvimento, sua arquitetura, a situação, as relações dos órgãos e a morfologia do todo e das suas partes.
Esta grande área está responsável pelas delineações das regiões cerebrais bem como a diferenciação destas estruturas relacionando todo o conhecimento estrutural ao seu funcionamento. Apesar de ser uma disciplina específica, ela se origina de grandes áreas como a neurociência, que é a parte da ciência que descreve o estudo do sistema nervoso central tais como suas estruturas, funções, mecanismos moleculares, aspectos fisiológicos e responsáveis também por compreender as doenças do sistema nervoso.
Na verdade estudamos uma das anatomias que é a que nos interessa a neuroanatomia para conhecer as estruturas do cérebro e algumas de suas respectivas funções. Tal importância se deve além da estrutura, à fisiologia que refere ao funcionamento do cérebro, incluindo a parte elétrica, sinapses e Química, neurotransmissores os quais estão em desequilíbrio nos transtornos mentais.
Introdução a Psicopatologia e Psicofarmacologia aspectos gerais saúde mental e saúde em geral conceitos básicos de farmacologia escolha de medicação diagnostico DSM-IV tratamentos para transtornos específicos x redução de sintomas transtornos de personalidades ansiolíticos e antidepressivos antipsicoticos e estabilizadores de humor.
Corpo celular (centro metabólico celular) núcleo (nucleolos) e citoplasma (ribossomos reticulo endoplasmático- aparelho de golgi – mitocôndrias- lisossomos) dendritos ( extensões do corpo celular) axônio mielínicos e amielinicos potencial de ação de impulso nervoso .
Neurônios aferentes ou sensitivos corpos estão nos gânglios sensitivos e conduzem a medula ou tronco encefálico os impulsos originais nos gânglios sensitivos e conduzem a medula no interior (vísceras músculos e tendões ) neurônios eferente ou motor- corpos estão situados dentro do snc do sna corpos estão em glanglios.
Já a neurofisiologia é um ramo da fisiologia que tem como objeto de estudo o funcionamento do sistema nervoso. Constitui um complexo e bem definido corpo de conhecimento que objetiva o estudo do sistema nervoso (SN) na sua dimensão funcional, utilizando – se de conhecimentos neuroanatômicos, neurofisiológicos e clínicos, com finalidade diagnósticas, terapêuticas e de monitoração de funções durante procedimentos específicos envolvendo o sistema nervoso.
Uma das vertentes mais conhecidas da avaliação neurofisiológica é representada pelo estudo da atividade elétrica com propósitos clínicos, categorizado ao longo de quatro áreas fundamentais: eletrencefalografia (EEG), eletroneuromiografia (ENMG), potenciais evocados (PE) e polissonografia (PSG).