A prática da queimada para limpar terrenos antes do plantio ou para facilitar a colheita, como acontece com a cana de açucar, tornou-se frequente entre os agricultores. No entanto,muito se tem divulgado sobre os prejuízos que tal ação pode trazer a saúde da população e ao meio ambiente, de maneira geral. Explique os prejuízos para o solo provocados pelas queimadas.
Respostas
Resposta: As queimadas do solo são práticas milenares de preparo do solo para o plantio, porém, causa inúmeras consequência ao agente natural, uma vez que, após queimado ocorre a retirada de recursos importantes como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, são substâncias fundamentais para o desenvolvimento das plantas.
Com a retirada desses recursos ocorre o "empobrecimento do solo". Além de matar microrganismo que são essenciais para o desenvolvimento das plantações.
Com a queimada, o solo perde a umidade acarretando a compactação, esse fenômeno ocorre quando há aumento de densidade do solo e redução de porosidade.
As queimadas não contaminam o solo, ela danifica-o, deixando menos fértil. Os agentes causadores das contaminações do solo e lençóis freáticos são os agrotóxicos e pesticidas.
Espero ter ajudado :)