Respostas
Dentre os diversos povos que chegaram ao Brasil desde seu descobrimento, o que mais influenciou nossa cultura, foi o português. Esta influência é tanta que o idioma oficial do Brasil é o mesmo falado nas terras lusitanas – preservadas, é claro, as diferenças que foram surgindo ao longo dos anos. Mas o que pouca gente sabe é que uma série de costumes de hoje em dia tidos como “nossos” também foram trazidos por nossos colonizadores. Conheça alguns deles:
1. O catolicismo
O Sermão da Montanha por Carl Heinrich Bloch.
Profundamente arraigado em Portugal, o catolicismo permanece, ao lado da linguagem, como uma das principais heranças da cultura portuguesa na vida do brasileiro de hoje em dia. Herdamos não apenas a crença em um “Deus cristão”, mas também a grande maioria dos rituais religiosos praticados em Portugal naqueles tempos, o calendário religioso e boa parte das festas e procissões tão características do interior do país.
2. Folclore Popular
Lobisomen por Lucas Cranach, o Velho – 1512.
Além da religião, o folclore brasileiro também incorporou uma série de seres mágicos que os portugueses acreditavam, como o fandango, o lobisomem, a cuca e o bicho papão.
3. Cantigas de Roda
Roda Infantil por Portinari
As cantigas de roda eram extremamente comuns em Portugal. Roda Pião, Escravos de Jó, Rosa Juvenil, Sapo Cururu, o Cravo e a Rosa e as famosas Ciranda-Cirandinha e Atirei o Pau no Gato são todas de origem portuguesa.
4. Festas Populares
Uma quadrilha de São João Sergipana por Marcelle Cristinne / ASN (Wikimédia).
O Carnaval, principal festa brasileira – conhecida internacionalmente – e a festa junina também são de origem portuguesa.
5. Culinária
Feijoada por João Guilherme de Carvalho (CC BY-NC 2.0) / Flickr
Muitos dos pratos típicos brasileiros são resultado de adaptações da culinária lusitana às condições do Brasil Colonial. Alguns exemplos são: a feijoada, a cachaça e a bacalhoada.
6. Nas artes
O Violeiro por Almeida Júnior
A viola caipira, símbolo do interior brasileiro, também foi trazida pelos portugueses, assim como os estilos artísticos do Barroco e do Rococó.
Resposta:
pau brasil
Explicação: