• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dlplivre
  • Perguntado 8 anos atrás

Recursos Didáticos para surdos nas salas de aula inclusivas. O prazer de compartilhar experiências, conhecimentos e novos modos de ensinar e aprender?

Respostas

respondido por: marigiz
7
Olá. Segundo a cartilha do MEC, de Atendimento Educacional Especializado à pessoa com surdez, o uso imagens visuais e de diversos tipos de referências colaboraram para o aprendizado do surdo em sala de aula comum. É preciso que se criem esses materiais, como murais de avisos e notícias, biblioteca em sala, painéis de gravuras e fotos sobre os temas de aula, roteiros de planejamento, fichas de atividades, etc.

Vale a pena você olhar essa cartilha, na página do MEC

O prazer de compartilhar conhecimentos/experiências e vivenciar novos modos de ensinar e aprender é oriundo de uma troca entre educador e educando. Ao incluir os surdos na sala de aula, ao invés deles estarem apenas em instituições para surdos, um novo mundo se abre aos que não haviam convivido antes com eles e isso abre um espaço para o uso da criatividade, para que todos exercitem novas formas de comunicação. O desenho e a dança também são formas de realizar atividades que os surdos possam participar integralmente. Procure também ler sobre María Fux, que dava aulas de dança para surdos. O bilinguismo é importante na educação dos surdos e na sua integração, ele ocorre quando o surdo sabe a escrita formal do português e LIBRAS, que possui uma estrutura bastante diferente do português.

Boa pesquisa.
Perguntas similares