• Matéria: Português
  • Autor: rafaelsan134
  • Perguntado 8 anos atrás

Um resumo sobre o filme "Muito Além do Jardim".

Respostas

respondido por: Sabinojuju
1
o filme nos mostra a vida de um jardineiro que durante praticamente toda a sua existência viveu num único lugar, a casa de seu patrão.

Sua experiência de vida restringia-se ao jardim dessa residência, ao contato com as poucas pessoas que por ali transitavam (como seus patrões e os demais funcionários) e as informações que conseguia pela televisão.

É justamente nesse ponto (seu universo restrito) que a existência de Chance Gardener (Peter Sellers) se torna digna de uma reflexão profunda por parte de professores e estudantes. Numa época como a nossa marcada pela necessidade de ampliarmos nossos horizontes e de termos informações a respeito de tudo e de todos, existiria ainda espaço para as pessoas que como Chance vivem dentro de um mundo pequeno, de perspectivas reduzidas?

Ou será que essas pessoas possuem uma sabedoria desprovida de orgulho ou empafia e poderiam nos indicar caminhos alternativos, onde as prioridades fossem menos ambiciosas, mais realistas?

O contato freqüente com as plantas faz com que o protagonista de “Muito Além do Jardim” entenda que o crescimento se faz a partir de um processo lento, regado por compreensão, paciência e muito, muito carinho e atenção. Ao expor seu entendimento das coisas que o cercam, Chance Gardener expressa suas idéias com base em seu universo aparentemente restrito, entretanto, sem que as pessoas saibam de sua origem, passa a ser interpretado como um sábio, que se expressa a partir de parábolas ou metáforas.

Protegido pelos limites da casa onde vivia, Chance preserva uma candura e uma inocência dignas das crianças. Não tem a malícia das ruas a macular sua auto-imagem e a consideração e estima que apresenta pelas outras pessoas. Nesse momento, podem surgir novas dúvidas entre os espectadores, especialmente pensando-se na possibilidade de sobrevivência num mundo tão hostil, de tanta agressividade e de muita maldade.

Se pudéssemos optar entre as alternativas que nos são oferecidas pelo mundo e por aqueles caminhos diferenciados do personagem de Peter Sellers, o que escolheríamos? Iríamos pensar de forma prática e adotar uma postura mais distante, tensa e pretensamente esperta em relação às pessoas e ao mundo em que vivemos ou escolheríamos a paz de espírito, a calma e a ingenuidade de Chance Gardener? E lembrem-se que não há chance de escolher uma terceira opção, híbrida...

O Filme

rafaelsan134: Obrigado
Perguntas similares