Respostas
Resposta:
Pode - se dizer que são 7 (contando com as suas existências)
Explicação:
•Protagonista é o personagem principal da obra. A sua experiencia é o foco da narrativa. A partir da sua perspectiva sobre o conflito da história que julgamos tudo o que acontece durante o enredo. Pode ser um herói (ou anti-herói), podendo existir um ou mais personagens principais.
Coprotagonista é o segundo personagem mais importante da história. Ele possui relação próxima com o protagonista, ajudando-o a alcançar os seus objetivos. Além disso, ajuda a problematizar e enriquecer a história, permitindo que diversos aspectos do tema central sejam explorados. Pode ter mais de um coprotagonista.
•Antagonista é um personagem que se contrapõe ao protagonista, e nem sempre está presente nas narrativas. Ele traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. Pode ser o vilão da história representado por um objeto, animal, monstro e espirito. Também pode ser uma instituição, grupo social, limitação de ordem física, psicológica, social ou cultural.
Oponente é o personagem que tem uma relação próxima do antagonista, compartilhando do mesmo desejo dele. Pode ser um amigo, parente ou funcionário do antagonista.
Coadjuvante é o personagem que auxilia no desenvolvimento da história, exercendo uma função que pode ou não estar relacionada com a narrativa principal. A quantidade de sua aparição e sua importância pode variar conforme o enredo.
•Figurante é um personagem que tem papel ilustrativo, sem relação com o enredo ou nenhum dos personagens. Ele tem a função de ilustrar o ambiente.
Falso protagonista é o personagem apresentado ao leitor com o objetivo de induzi-lo a acreditar que ele é o foco principal da narrativa para, depois, revelar quem é o verdadeiro protagonista.
Existência das personagens na narrativa
Real ou histórica: as personagens existem ou existiram, isto é, foram citadas em obras históricas ou jornalísticas.
Fictícia ou ficcional: as personagens não existem e são criadas pela imaginação do autor, embora em alguns casos elas sejam inspiradas em pessoas reais.
•Real-ficcional: as personagens são reais, mas com personalidade fictícia.
•Ficcional-ficcional: as personagens são ficcionais dentro de obras ficcionais.
•Ficcional-real: as personagens são ficcionais, mas que passam a existir no mundo real. Personagens colocadas em prática por encenação no convívio com pessoas reais, as quais não sabem tratar-se de uma personagem. Conceito muito utilizado em "pegadinhas" da TV, sendo uma das mais conhecidas a personagem Borat.