Eles devem aparecer necessariamente na ordem proposta: Primeiro parágrafo: Introdução - Tratar sobre o conceito de interdisciplinaridade. Segundo parágrafo: Desenvolvimento - Como trabalhar a interdisciplinaridade visando desenvolver competências relacionadas a Ciências e sua relação com outras disciplinas, como: língua portuguesa, artes, matemática, história e geografia. Terceiro parágrafo: Apresentação de uma proposta de trabalho interdisciplinar. Quarto parágrafo: Conclusão - Quarto parágrafo: finalização da discussão com uma síntese satisfatória.
Respostas
Sabemos que práticas antigas sozinhas não satisfazem mais o desenvolvimento do aprendizado, pois a mente do aluno não é como um HD de computador, em que cada saber fica armazenado e quando ele precisa acessa o dado necessário. Esse pensamento é reforçado pelos estudos de Moacir Gadotti, quando este afirma que “a interdisciplinaridade (...) surge na metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das Ciências Humanas e da Educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendência positivista em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanicismo científico do início da modernidade”.
O mundo conectado à internet, à rede de idéias, traz para a sala de aula a urgência da comunicação interdisciplinar. Aluno x professor x escola e família fazem parte desse aglomerado de novidades e precisam participar desse processo complexo de trabalho para aproximar a criança da realidade que vem sendo estudada hoje em dia. Para acompanhar a nova visão que surge, as escolas precisam quebrar paradigmas e unir pontos benéficos do ensino tradicional a essa idéia da construção do saber a partir da integração das partes.
Podemos juntar arte com matemática onde podemos trabalhar em conjunto passando os conceitos de geometria e pintura onde o aluno passa ver ponto de fuga, figuras tridimensionais, confeccionar sólidos geométricos. Também junto à língua portuguesa trabalhar um texto informativo onde se possa explicar formas geométricas junto à ortografia e a descoberta de conceitos e palavras.
Contudo concluo que a interdisciplinaridade e uma peça fundamental no processo de ensino aprendizagem onde o aluno aprende diversos conceitos trabalhados em diversas diciplinas com um mesmo assunto sem se tornar repetitivo e cansativo, o professor necessita ser versátil e trabalhar de diversas maneiras a fim de alcançar o melhor resultado de seus alunos.