• Matéria: História
  • Autor: Jeniferpedriali
  • Perguntado 8 anos atrás

“Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus, em 1989, e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência.[...] em termos internacionais, a URSS era como um país abrangentemente derrotado, como após uma grande guerra – só que sem guerra”.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Acerca da derrocada e extinção da União Soviética, considere Verdadeiro ou Falso.

( ) O paradoxo da Guerra Fria é que o que acabou despedaçando a URSS. Não foi o confronto direto com os Estados Unidos (EUA), mas a détente. O bloco soviético começou a declinar no mesmo momento que as tensões com os EUA diminuíam.

( ) Diante do enfraquecimento e estagnação econômica que URSS vivia na década de 1980, Mikhail Gorbachev decidiu eliminar o socialismo como modelo econômico da União Soviética. A transição para o sistema capitalista liberal foi proposta pela Reforma econômica com a Perestroika e a de liberdade de expressão pela Glasnost.

( ) As reformas propostas pela Perestroika e Glasnost não pretendiam eliminar o socialismo como modelo econômico predominante. Na verdade, o objetivo da Perestroika era descentralizar a economia e fomentar a iniciativa individual, enquanto a Glasnost buscava aproximar o povo do partido comunista. Ambas as reformas tinham o objetivo de manter o predomínio do Partido Comunista na sociedade e Estado soviético.

( ) Os resultados da Glasnost e Perestroika foram catastróficos para a União Soviética. A conjunto dessas reformas destruiu as fundações econômicas da URSS, ao mesmo tempo que permitiu a sociedade contestar politicamente o bloco soviético.

Respostas

respondido por: ElianeTeofilo
21
eu respondi a alternativa B 
respondido por: edineiaferreira
4

Resposta correta Alternativa 2 ( VFVV)

Perguntas similares