• Matéria: História
  • Autor: thaynalsjvwn
  • Perguntado 8 anos atrás

"idade das trevas" mostrando o motivos pelos quais a idade média ficou conhecida pela expressão e como devemos encarar esse período hoje

Respostas

respondido por: LeonardoFramento
3
Essa expressão foi criada pelos renascentistas, porque pra eles nessa época a cultura foi controlada pela igreja católica, e também a fé não deixou a ciência ter espaço, pois nela se buscava tudo. Devemos encarar esse período baseado nessa expressão como uma mentira, pois nessa época foram criadas inúmeras artes, como as igrejas góticas, e também foi na idade média, que existiu grandes teólogos, como São Thomas de Aquino, Santo Agostinho, etc
respondido por: Diehgo
3
A Idade Média foi marcada pela forte e única influência da Igreja Católica, que censurava o Conhecimento, a Ciência, de tal forma que tudo se explicava com "volutas Dei" ou "A Vontade de Deus", pois nada se explicava de forma racional ou científica. Era tudo baseado no que a Igreja dizia, no que a Igreja interpretava, foi um período teocentrista, onde Deus era o centro de tudo. 
Com o advento do Iluminismo, a razão passou a ser o centro de tudo, o pensamento passou a ser antropocentrista.Esse contraste entre a restauração do pensamento filosófico racional, isto é, baseado na razão, na Ciência, os renascentistas acharam, de comum acordo, nomear a Idade Média com Séculos das Trevas ou Idade das Trevas, já que o século que o Iluminismo teve seu auge foi tido como o Século das Luzes, pois a razão e o conhecimento trazia a luz. 

Do ponto de vista científico, devemos encarar esse período como um período de repressão ao conhecimento, de medo do desconhecido, de medo das explicações científicas. Do ponto de vista filosófico, também, exceto para a Teologia, pois essa, por ser algo relacionado ao Sagrado, teve aceitação do clero. 

Portanto, o uso do termo Idade das Trevas é, sim, aceito, devido a forte repressão do clero ao conhecimento, a razão e da manutenção do pensamento teocentrista da Idade Média, disperso pela Igreja Católica. 

Perguntas similares