• Matéria: Português
  • Autor: karlaguimaraes0
  • Perguntado 8 anos atrás

Como você interpreta a “reinvenção” da vida, proposta no refrão do poema pela autora? Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão: “Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada

Respostas

respondido por: ssfernandes
33
O poema é iniciado com o refrão que, de forma imperativa, declara o desejo de reinvenção da vida, só que isso seja possível, é preciso ter uma vida bem vivida.

“A  vida  só  é  possível/ reinventada.  /”  

[...]

“Mas  a   vida, a  vida,  a  vida ,  /  a vida  só  é  possível  /  reinventada.  /”

O segundo refrão  começa com  'mas',  quer dizer,  é  uma  ideia oposta  a  tudo aquilo que  foi  dito  na primeira estrofe.  Significa dizer que não interessa quão grande é a desilusão sentida pela alma, a vida sempre será possível, se houver a reinvenção.

Sendo assim, a temática do poema não é resumida apenas no conteúdo das estrofes que são repletas de confusão e esmorecimento, pois as estrofes mostram o sentimento da alma, deixando nítido o sofrimento. 

Os  refrãos  mostram  todo  o  sentido e o significado dessa obra: 
“A  vida  só  é  possível/ reinventada.  /”;  “Mas  a  vida,  a  vida,  a  vida,  /a  vida  só  é  possível/reinventada.  /”  e  “Porque a vida, a vida, a vida/a vida só é possível/reinventada. /” 

Separados no  início, no meio e no fim,  proporcionam, por meio das palavras,  a opção para superar estes  estados  de  desânimo que foram mencionados:  reinventar  a  vida,  daí  o  título, "Reinvenção".

Reinventar é inventar outra vez algo que já existe, é dar um outro sentido para o que se faz diariamente. De acordo com o eu poético, é preciso reinventar a vida para viver bem. Sempre procurando novas motivações, reestabelecer a energia e fazer tudo como se fosse a primeira vez. Se não houver a reinvenção da vida, não há como viver bem. É uma situação obrigatória, como questão de sobrevivência. 

Espero ter ajudado. Até mais!

karlaguimaraes0: perfeito
Perguntas similares