Respostas
Com o fim do Sacro-Império Romano Germânico e o surgimento dos feudos, a Igreja Católica já era considerada a religião oficial em muitos territórios, encontrava-se em acenção. Por ser possuidora de terras, encontrou terreno fértil para seu crescimento enquanto Estado e controladora social.
Já que não existia um poder centralizador forte presente no continente europeu, capaz de comandar e unir vários povos, a Igreja teve o espaço para expandir seu poder político, econômico e social, pois até os povos bárbaros, posteriormente, adotaram a religião cristã para fazer acordos entre os reinos.
As religiões sempre se apoderaram das mentes das pessoas ignorantes. No caso da Religião católica, eles tiveram a vantagem de que os reis e governantes também eram totalmente ignorantes, facilitando serem escravizados mentalmente pelo medo e hipocrisia propagados pelo cristianismo.
Ao dominar as mentes, eles poderiam cobrar dízimos, a décima parte de qualquer pagamento recebido, reunindo grandes fortunas e permitindo a eles ainda mais influência.
Felizmente, o iluminismo reduziu um pouco o poder da ignorância, porém não foi o suficiente porque surgiram outras religiões que faziam exatamente a mesma coisa que a igreja católica.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9848060