• Matéria: Pedagogia
  • Autor: joyce19andrade
  • Perguntado 8 anos atrás

Tomemos trechos de Walter Ong, Oralidade e cultura escrita (1998):



"O conhecimento exige um grande esforço e é valioso, e a sociedade tem em alta conta aqueles anciãos e anciãs sábios que se especializam em conservá-lo, que conhecem e podem contar as histórias dos tempos remotos".



PORQUE



"Pelo fato de armazenar o conhecimento fora da mente, a escrita e mais ainda a impressão tipográfica – deprecia as figuras do sábio ancião, repetidor do passado, em favor de descobridores mais jovens de algo novo". (p. 52)



Observando as duas asserções acima, de Walter Ong, considere a alternativa correta.

Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: Solange1703
114
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 

Anônimo: correto
anaegiovannas2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
respondido por: cnprofessores
138

Resposta:

Av2 - Literatura Infantujuvenil 2020

Veja o trecho abaixo, tirado de Menino de Engenho, sobre as narrativas da velha Totônia.

As suas histórias para mim valiam tudo. Ela também sabia escolher o seu auditório. Não gostava de contar para o primo Silvino, porque ele se punha a tagarelar no meio das narrativas. Eu ficava calado, quieto, diante dela. Para este seu ouvinte a velha Totonha não conhecia cansaço. Repetia, contava mais uma, entrava por uma perna de pinto e saía por uma perna de pato, sempre com aquele seu sorriso de avó de gravura dos livros de história. E as suas lendas eram suas, ninguém sabia contar como ela. Havia uma nota pessoal nas modulações de sua voz e uma expressão de humanidade nos reis e nas rainhas dos seus contos. (2001, p. 65).O relato do menino mostra que ele apreciava as histórias contadas, porém vemos que ele contraria um dos preceitos relativos ao contar histórias. Este é:

RESPOSTA CORRETA:

D) Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte.

2) Tomemos trechos de Walter Ong, Oralidade e cultura escrita (1998):

"O conhecimento exige um grande esforço e é valioso, e a sociedade tem em alta conta aqueles anciãos e anciãs sábios que se especializam em conservá-lo, que conhecem e podem contar as histórias dos tempos remotos".  

PORQUE

"Pelo fato de armazenar o conhecimento fora da mente, a escrita e mais ainda a impressão tipográfica – deprecia as figuras do sábio ancião, repetidor do passado, em favor de descobridores mais jovens de algo novo". (p. 52)

Observando as duas asserções acima, de Walter Ong, considere a alternativa correta.

RESPOSTA CORRETA:

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

3)Vimos que paródia, de acordo com Sant´Ana (1991), se dá nos produtos (filmes, livros, contos, poemas) que reescrevem outros textos, apresentando um desvio em relação ao modelo seguido, os quais podem propor um questionamento na forma da comicidade e ironia.

Considere os filmes a seguir:

I. A bela Adormecida.

II. Deu a louca na Chapeuzinho vermelho.

III. Encantada.

IV. Cinderela.

De acordo com o texto, quais dos filmes acima podem ser considerados paródias de contos de fadas?

RESPOSTA CORRETA

C) II e III apenas.

QUESTÃO 4:

OPÇÃO CORRETA :

ALTERNATIVA E) A ideologia da classe dominante, de valorização do trabalho.

5)A família, segundo Regina Zilberman (1985), surge na modernidade:

RESPOSTA CORRETA:

C)  I, III e V apenas

TODAS CORRETAS, CORRIGIDAS NO AVA!! 2020

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