Respostas
Convém lembrar que foram os grandes fazendeiros, descontentes pelo Imperador ter abolido a escravidão sem indenização, entre outros motivos, que fomentaram a proclamação da República. Embora os militares tenham tomado a frente num primeiro momento, sempre estiveram subordinados aos interesses dos grandes senhores, assim como os políticos e aquela parcela da população que vive dos favores do Estado.
Para manter este poder, os currais eleitorais (o voto não era secreto) eram comandados diretamente por cada senhor, mantendo na prática o antigo voto censitário (restrito aos proprietários) do Império.
Há que ressaltar também as alianças entre os fazendeiros de São Paulo e Minas, na chamada política do café-com-leite, que estabeleciam a eleição alternada de um mineiro e um paulista para a Presidência, garantindo assim a manutenção dos status quo.
Na década de 20, os militares começam a disputar o poder com os coronéis (títulos honoríficos da guarda nacional) e aproveitam a insatisfação regional com o resultado da eleição de 1930 para tomar o poder com Getúlio Vargas e dar fim à República Velha.
O período da nossa história que vai da Proclamação da República (15/11/1889) até a ascensão de Getúlio Vargas em 1930 é chamado de República Velha.
Durante a República Velha tivemos 13 presidentes:
Deodoro da FonsecaFloriano PeixotoPrudente de MoraisCampos SalesRodrigues AlvesAfonso PenaNilo PeçanhaHermes da FonsecaVenceslau BrásDelfim MoreiraEpitácio PessoaArtur BernardesWashington LuísCom a saída de Floriano Peixoto começou a República do Café-com-Leite. A maioria dos presidentes desta época eram de MG e SP. Estes 2 estados eram os mais ricos da nação e os presidentes, oriundos das elites mineiras e paulistas, acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e o leite (mineiro). Daí o nome República do Café-com-Leite. Aliás, a Rep. do Café- com-Leite foi uma das características da República Velha. Ao favorecer a região sudeste, as outras regiões acabaram sendo abandonadas. A política do Café-com- Leite sofreu críticas de empresários ligados à indústria (área que estava se expandindo naquele período).