• Matéria: Física
  • Autor: Nomeshow
  • Perguntado 8 anos atrás

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura. Esses dois procedimentos são necessários porque:

ESSA É A RESPOSTA

b) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive

Gostaria de saber o pq, principalmente da primeira parte (é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo) pq meu professor diz que tá errada, mas todos os gabaritos que eu já procurei dizem que esta é a correta
Ajuda, por favor

Respostas

respondido por: rodrigosr12
461
   Olá! A pele é um órgão com diversas funções, dentre elas a termorregulação. Através do isolamento térmico a pele impede que haja dissipação do calor. Já pela transpiração a pele contribui para diminuição da temperatura corpórea, já que as gotículas de suor roubam calor do corpo.

   Sendo assim, o termômetro deve ser administrado com o mínimo de interferência da pele, pois se terá uma medida mais exata da temperatura interna do organismo, e não da temperatura corpórea que sofre interferência dos mecanismos de controle de temperatura da pele citados acima.

   Logo, podemos afirmar que esta alternativa está correta. O tempo necessário para deixar em contato o bulbo do termômetro com o organismo é devido ao equilíbrio térmico que ocorrerá entre eles após a troca de calor (energia) entre ambos.
respondido por: mariaeduardalins9
99

A temperatura na pele varia devido a área de contato com o ambiente.

Perguntas similares