Respostas
Olá
A expressão ¨banto¨refere-se a diversos povos africanos que falavam línguas de origem comum. Originariamente,os bantos viviam na região onde hoje se localizam Camarões e Nigéria. A partir do século I,porém,expandiram sua ocupação para outras áreas do continente. No fim do século XII,os povos bantos já ocupavam mais de dois terços do continente,desde a África do Sul até a linha do equador.
Os povos bantos comercializavam ouro e marfim,dominavam a metalurgia e viviam de caça,de coleta,de pesca,do pastoreio e da agricultura. Precisavam de grandes espaços para pastagem do gado e para e para o cultivo de produzem agrícolas,pois tinham por costume queimar o terreno após a colheita e adubá-lo com as cinzas antes de utilizá-lo novamente. Essa técnica - conhecida como agricultura de coivara - em pouco tempo esgotava o solo,obrigando os bantos a procurar novas áreas para o plantio.
Com seus deslocamentos à procura de terras para a agricultura,os bantos povoaram extensas áreas. Em boa parte do território,permaneceram organizados em comunidades independentes. Em outros lugares,estabeleceram reinos importantes como o Grande Zimbábue,por volta do século XIV,e o Manicongo,no século XV.
Assim como os iorubas,milhões de bantos foram trazidos para a colônia portuguesa na América como escravos. Com sua presença no Brasil,diversos aspectos de sua cultura foram incorporados aos hábitos e costumes da população brasileira.
ESPERO TER AJUDADO