A análise ambiental refere-se ao exame das condições e variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações e restrições, os desafios a contingências, as oportunidades e brechas percebidas no contexto em que a organização está inserida. Neste contexto, reflita: A preocupação das empresas com a Gestão Ambiental de seus empreendimentos é um indicativo de uma nova mentalidade empresarial?
Respostas
Até os anos 80, as empresas brasileiras agiam como se o meio ambiente tivesse capacidade infinita de se recuperar.
As transformações causadas no meio ambiente provocam alterações muitas vezes irreversíveis no Planeta. Nos casos menos graves, valores altíssimos são gastos na recuperação das condições originais destes locais.
A preocupação ambiental tem o objetivo de substituir esta postura devastadora, afinal, não há lógica em gastar recursos financeiros e tecnológicos para recuperar o que poderia ter sido usado com equilíbrio e respeito aos limites naturais.
Desta forma, os assuntos ambientais vêm exercendo forte influência nos custos econômicos de produção e serviços. A conservação do meio ambiente se tornou um requisito básico na esfera de atuação governamental, industrial e também entre os indivíduos.
Tornou-se um desafio para as empresas atender as necessidades da população conciliando desenvolvimento e respeito ambiental. Cada vez mais a preocupação com a sustentabilidade é recorrente, como ser sustentável e manter desenvolvimento sustentável?
As empresas tem hoje mais consciência de que comprometer os recursos naturais que são finitos, ocorre como consequência o comprometimento so próprio desenvolvimento econômico, portanto, há uma nova mentalidade organizacional sobre o assunto.
No entanto, é importante lembrar que atualmente existem normas ambientais que se violadas resultam em multas altíssimas para as empresas, além disso, o consumidor atual tornou-se mais ligado ao assunto da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, dando preferência à produtos produzidos sob tais diretrizes, o que também pressiona as organizações a tomarem atitudes sustentáveis e de respeito a natureza.