Após as primeiras discussões dos filósofos “pré-socráticos” no século VI a.C. (período cosmológico), surge outro movimento muito importante na história da filosofia. Passa a ser abordado uma nova modalidade de problemas e discussões (período antropológico), e assim teremos não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”. Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia.
A partir desta informação, e de seus conhecimentos sobre a filosofia socrática, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Sócrates sempre buscava pessoas em praça pública para dialogar e questionar sobre a realidade de seu tempo.
II. A célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método é: “só sei que nada sei”, por isso questionava as ideias de seus interlocutores.
III. Sócrates oferecia grande importância às experiências sensíveis, o que caracterizou fortemente o seu método filosófico.
IV. Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates elaborou um método composto de duas partes centrais: a ironia e a maiêutica.
A - Apenas I e II estão corretas.
B - Apenas I, II e IV estão corretas.
C - Apenas III e IV estão corretas.
D - Apenas I, II e III estão corretas.
E - Apenas I e IV estão corretas.
Respostas
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Letra B,I,II e IV esta coreta .
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I é verdadeira, sendo este método visto por seus concidadãos como uma coisa bastante desagradável. Sócrates, por exemplo, é representado, de forma satírica, na comédia "As Nuvens", de Aristófanes, como uma espécie de lunático.
II é verdadeira, e partia do princípio de que não saber nada era melhor que assumir como verdadeiras coisas falsas.
III é falsa, já que via a experiência como menos confiável que a Razão para fundamentar a verdade.
IV é verdadeira. A maiêutica era uma espécie de "parto", que mostrava (fazia nascer) no interlocutor algo que ele, no fundo, já sabia.
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