qual a diferenca entre a reforma social idealizada por comte e as propostas pelos pensadores socialistas? pesquise os pensamentos desses filososos
Respostas
Resposta:
Comte considerava a reforma social dependente de uma reforma intelectual e os socialistas científicos consideram que a mudança social está condicionada à mudança do modo de produção.
Explicação:
Comte vai dizer que é a reforma intelectual dada pelas ciências via o espírito positivo, voltado a responder questões sobre a natureza na própria natureza (e não no sobrenatural, nem na especulação) que irá reformar a sociedade anárquica do século XIX. Para Comte a sangrenta luta de classes necessária à acumulação do capital não passava de uma desordem social advinda pelo predominio da metafísica e a perda de tempo com as primeiras causas. Somente de posse do espírito positivo que a filosofia dele inaugura, a humanidade pode se regenerar e elevar-se a uma vida digna de fraternidade. A crença de que as idéias intelectuais ou morais, sozinhas, reformam a sociedade, sem nada a ver com as relações de produção, é uma crença propriamente idealista, pólo oposto à consideração dos socialistas científicos de que a base para a transformação da sociedade, incluindo suas idéias intelectuais ou morais, está na transformação dos modos de produção.