• Matéria: Pedagogia
  • Autor: naahaparaujo
  • Perguntado 9 anos atrás

A Igreja Católica reagiu à Reforma Protestante em vários sentidos. No campo educacional realizou enormes investimentos, pois acreditava na possibilidade de reforma interna e no combate à Reforma Protestante por meio de uma moralização que a educação poderia cumprir. A Companhia de Jesus, conhecida como ordem jesuítica, foi fundada em 1534, por Inácio de Loyola, que defendeu uma rígida disciplina militar (“os soldados de Cristo”) e a pregação missionária da fé e o combate às heresias. Além das ações do Santo Ofício, da inquisição, defendiam que a educação seria um instrumento importante para a educação cristã, fundando colégios em toda parte do mundo. Nesse sentido, houve um forte Investimento na formação de professores, que culminou na formulação do documento Ratio Studiorum, conjunto de regras pedagógicas que orientavam os educadores em suas atividades.
a. As principais características gerais do ensino jesuítico foram a defesa da livre interpretação da Bíblia e a defesa da educação libertária.b. As principais características gerais do ensino jesuítico foram a defesa de uma educação moderna, de valorização das línguas locais, de um ensino crítico, de uma educação lúdica e que valorizava os conhecimentos das diversas culturas.c. As principais características gerais do ensino jesuítico foram a introdução do ensino lúdico e de uma disciplina flexível.d. 
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.
 e. As principais características gerais do ensino jesuítico foram a inversão da relação professor aluno, sendo este o centro do processo pedagógico e o respeito pela espontaneidade dos alunos.

RESPOSTA CORRETA D

Respostas

respondido por: mee3
15
acho que seja a opção d
Perguntas similares