Respostas
algumas ideias que eu usei no meu trabalho
Falar da filosofia de Kierkegaard é falar dele mesmo. À luz de seus escritos podemos dizer que a fonte da obra de Kierkegaard é sua própria existência. Por isso, para compreendê-la é preciso conhecer alguns dados biográficos, como a contestação à Igreja Oficial da Dinamarca, da qual seu irmão era bispo.
Subjetivismo: Seu pensamento é marcado pela ênfase na experiência pessoal. Ele não se interessava pela busca de uma verdade objetiva. Diz ele: Trata-se de encontrar uma verdade que seja verdade para mim, de encontrar uma ideia pela qual eu possa viver e morrer. E que utilidade teria para mim encontrar uma verdade chamada verdade objetiva, percorrer os sistemas dos filósofos, e poder, quando exigido, fazer um resumo destes?” (
Problemática central. Para ele, a problemática central era a impossibilidade de justificar as ações do ponto de vista ético. Para isso, a fé era fundamental. O exemplo ao qual ele recorre é o do sacrifício de Isaac: no relato bíblico, Abraão recebe de Deus o pedido de sacrificar seu único filho, ao qual ele obedece .
Silêncio de Deus. Da mesma forma que Deus não deu garantias a Abraão, ele não dá nenhuma garantia aos demais humanos. A fé seria um “pulo no escuro” para obedecer àquilo que não entendemos racionalmente.
tirei 10 no trabalho então acho q posso ajudar