Avalie essas duas asserções.
I - Segundo Scharmer, professor-pesquisador do MIT (2014), dados mostram uma desconexão entre a economia financeira e a economia real. O valor total das transações cambiais ao redor do mundo correspondeu a US$ 1,5 quadrilhão (1 quadrilhão equivale a 1.000 trilhões) em 2010, ao passo que o valor total do comércio internacional foi apenas US$ 20 trilhões, ou menos de 1,4% de todas as transações cambiais.
Lawrence Lau, professor emérito de desenvolvimento econômico da Stanford University e presidente do Conselho da CIC Internacional (Hong Kong), explica: “A grande maioria das transações cambiais são, dessa forma puramente especulativas, não passando de meras apostas, sem servir a qualquer finalidade social.”
Como Consequência:
II – Essa desconexão entre a economia real produz as bolhas financeiras que assolam continuamente a economia global: a crise da dívida latino-americana (anos 80); a crise financeira asiática (1997); a bolha das pontocoms (2000); e a crise imobiliária dos Estados Unidos (2006-07), seguida da crise financeira global (2007-09) e da crise do euro (2010). Bolhas financeiras como essas desestabilizam a economia real em vez de sustentá-la.
Fonte: Scharmer, Otto. Liderar a partir do futuro que emerge: a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico / Otto Scharmer; [tradução Cristina Yamagami; revisor técnico: Janine Saponara]. – 1.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Pode-se afirmar que:
a. As asserções I e II são falsas.
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a I não é causa da II.
c. As asserções I e II são verdadeiras e a II é consequência da I.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As asserções I e II são verdadeiras, mas são independentes uma da outra.
Respostas
Olá!
Em tempos de crise, os termos economia real e economia financeira vieram à luz, duas classes de economias diferentes, mas interdependentes.
A economia real é a economia de sempre, são as indústrias, as fábricas, o comércio, a agricultura, a exploração de matérias-primas, o trabalho duro. É muito mais estável, pois é nada é fictício.
Enquanto que, a economia financeira é aquela economia baseada no sistema financeiro, papéis comerciais, títulos e valores mobiliários, ações, investimentos, etc.
É especulativa, daí a crise atual, já que tudo é baseado em valores subjetivos. Hoje, uma ação pode valer um dólar e, amanhã, uma simples gestão especulativa pode valer 20 dólares ou não valer nada.
Sabendo isso, temos que:
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a I não é causa da II.