• Matéria: História
  • Autor: agathabarreto
  • Perguntado 9 anos atrás

Com base em seus estudos anteriores, assinale as alternativas corretas a respeito da relação entre europeus e africanos no século XVI.
As trocas culturais entre europeus e africanos foram bastante estimuladas, uma vez que os europeus compreendiam a riqueza cultural do sul do Saara.
Os contatos comerciais entre europeus e africanos envolviam apenas o tráfico de escravos.
As incursões europeias na costa africana foram mantidas por meio de feitorias que facilitavam o comércio com as populações nativas.
A colonização da África seguiu os mesmos moldes da colonização da América. A exploração africana e, principalmente, o tráfico de trabalhadores escravizados foram representativos da postura europeia de desvalorização da cultura africana.

Respostas

respondido por: joycemntr
25
letra d

Na colonização africana, os europeus extraíram suas riquezas e escravizaram seus povos, tendo como justificativa a "civilização" desses povos considerados menos civilizados. Eles ignoraram o fato do continente africano ter a sua própria cultura, e isso fica bem claro quando eles dividiram a África entre si, desrespeitando totalmente os limites culturais e regionais já existentes (conferência de Berlim). O continente africano era tido como uma fonte de matéria-prima e mão-de-obra barata, ou seja, era apenas uma "empresa rentável" para os europeus.

Espero ter ajudado.
respondido por: dantasg859
7

Resposta:

b e E

Explicação:

Perguntas similares