• Matéria: Física
  • Autor: light5
  • Perguntado 8 anos atrás

dez regras do tenis de mesa que apresentam grandezas físicas

Respostas

respondido por: M2ateus
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A Raquete 
- 1 - A raquete deverá ser de borracha ou pino, não podendo a madeira tocar na bolinha. 
- 2 - A borracha deverá ser da cor Vermelha e/ou Preta; mas nunca usando a mesma cor na raquete. 

Início da Partida 
- 1 - Os jogadores têm direito a até 2 minutos de aquecimento para se familiarizarem com a mesa e a iluminação do evento; 
- 2 - Antes de iniciar o jogo o juiz irá fazer um sorteio para definir o saque e o lado que cada jogador irá atuar no 1º set; 
- 2.1 - Quem ganhar o sorteio escolherá se deseja Bola ou Lado; se obtar por bola ele sacará ou receberá o 1ºsaque; do contrário, o lado que irá atuar no 1º set. 

A Partida 
- 1 - Constitui-se de sets de 11 pontos. Será jogada em melhor de três, cinco ou sete sets. No caso de empate 
em 10 pontos o vencedor será o que abrir 2 pontos de vantagem sobre o adversário. 
- 2 - O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte. 
- 3 - Na partida quando houver "negra"(1 a 1 em sets), os jogadores devem mudar de lado logo que um dos jogadores consiga 05 pontos. 
- 4 - Pode ser pedido um tempo por jogo de duração de 1 min. 

O Saque 
- 1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do receptor. 
- 2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta. 
- 3 - Cada jogador tem direito a 2 saques seguidos.. 
- 4 - Ao contrário do Ping-Pong o saque é livre a critério do jogador que sacará, ou seja, vale sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar, ao contrário do ping-pong que tem que sacar cruzado, no Tênis de Mesa pode-se cruzar ou sacar na paralela porque o saque é LIVRE respeitando as demais regras do saque. 
- 5 - Com o placar 10 -10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo. 
- 6 - O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set começará recebendo no 2° set e assim sucessivamente. 

Obstrução (não vale ponto) 
A partida deve ser interrompida quando: 
- 1 - O saque "queimar" a rede. 
- 2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola). 
- 3 - O saque pode queimar a rede INDEFINIDAMENTE ( ou seja, pode queimar quantas vezes quiser que ainda assim NÃO VALERÁ ponto como no Ping-Pong que se queimar 3 vezes é ponto). 

O ponto 
A não ser que a partida sofra obstrução, um jogador perde um ponto quando: 
- 1 - Erra o saque. 
- 2 - Erra a resposta. 
- 3 - Toca na bola duas vezes consecutivas. 
- 4 - A bola toca em seu campo duas vezes consecutivas. 
- 5 - Bate com o lado de madeira da raquete. 
- 6 - Movimenta a mesa de jogo. 
- 7 - Toca a rede ou seus suportes. 
- 8 - Sua mão livre toca a superfície da mesa durante a sequência. 

Correção da Ordem de Sacar, Receber ou Lado 
- Se um jogador der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Ex.: 5 a l, o saque mudou em 6 a 1; o jogador que sacar terá apenas um saque. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado, assim que se perceber o erro isso deve ser feito. Nesse caso, a contagem será a mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma 
haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados. 
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