Respostas
Em 1755, a cidade de Lisboa sofreu um grande terremoto, que quase a destruiu por completo. A reconstrução da cidade ficou nas mãos do Marquês de Pombal, que, guiado por princípios iluministas, buscou reformá-la de maneira mais racional através de princípios científicos.
Racionalidade, iluminismo e a reconstrução de Lisboa
a) A primeira imagem apresenta Lisboa antes do terremoto de 1955, mostrando todas suas ruas sinuosas e curvas, sintoma de uma cidade que cresceu organicamente e sem planejamento.
Já a segunda imagem apresenta um projeto de reconstrução da cidade, com um planejamento mais racional das ruas, imaginando-as mais retilíneas e planejadas.
b) Podemos citar como ideias iluministas a racionalidade e o pensamento científico.
Assim, o planejamento da reconstrução de Lisboa pelo Marquês de Pombal pode ser relacionado com ideias iluministas na medida em que as ruas, praças e o espaço da cidade foram pensados de maneira racional e científica.
Na segunda imagem, portanto, vemos como as ruas são planejadas e retilíneas, expressando a ideia de que foram planejadas, pensadas para serem de determinada maneira. Dessa forma, a cidade é completamente diferente daquela representada na primeira imagem.
Entenda mais sobre a administração de Marquês de Pombal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29429856
#SPJ2