Considerando que o final do século XIX e começo do XX é também um período de forte imigração europeia para o Brasil, principalmente de italianos, alemães, espanhóis, poloneses, ucranianos, entre outros, leia atentamente as seguintes afirmações: I Havia uma ideologia de “branquear” a população brasileira e trazer europeus que detinham conhecimento em agricultura. II Com o final da escravidão, terminaram os preconceitos raciais no Brasil. III Obras como O mulato, de Aluísio Azevedo, retratam um pouco da visão preconceituosa contra o negro, mas via no mulato uma forma de ascensão cultural em relação aos negros.É VERDADEIRO o que se afirma em
a.I e II, apenas.
b.II, apenas.
c.III, apenas.
d. I, apenas.
e.I e III, apenas.
Respostas
Resposta:
I Havia uma ideologia de “branquear” a população brasileira e trazer europeus que detinham conhecimento em agricultura.
III Obras como O mulato, de Aluísio Azevedo, retratam um pouco da visão preconceituosa contra o negro, mas via no mulato uma forma de ascensão cultural em relação aos negros.
Explicação:
AS DUAS ESTÃO CORRETAS E VERIFICADAS
Apenas I e III estão corretas.
No período da escravidão, o trabalho para a maioria dos escravos não era assalariado, eles deveriam seguir as ordens de seus compradores, e, caso não cumprissem estariam fadados a punições.
Por outro lado, existiam senhores de engenho que pagavam pelos serviços de seus escravos, algo que foi muito comum já no fim da escravatura.
Atualmente o trabalho escravo apesar de "velado" ainda existe, como podemos destacar nos canaviais, onde as condições são precárias e muitas vezes os empregados não recebem nem o básico para a sobrevivência.