SEDUC, 2012 – Adaptado) “André tem 13 anos. Está na primeira série do ensino fundamental. Apresenta diagnóstico de síndrome de Down. É extrovertido e agitado, querendo o tempo todo correr pela área da escola. Oraliza poucas palavras. Não escreve alfabeticamente. Consegue identificar figuras. Usa o apontar. Em alguns momentos é agressivo. Foge da sala de aula. Quando ocorre atividade de leitura, seu tempo de saturação é de cerca de um minuto, abandonando a atividade e exigindo outra. Fica emburrado, quando não são atendidas suas exigências”.
Considerando a descrição do aluno, como o professor do atendimento educacional especializado deve proceder?
Escolha uma:
a. Providenciar o contato com sistemas de comunicação alternativa para aumentar o entendimento e a ampliação do seu vocabulário.
b. Insistir na aquisição da linguagem oral para que o aluno consiga se comunicar com as outras crianças e com a professora da sala regular. Incorreto
c. Fazer contato com a família para buscar atendimentos especializados de psicólogos e terapeutas ocupacionais. Quando melhorar o comportamento, André pode voltar para sala de aula.
d. Esperar mais um tempo para ver se André se adapta ao ritmo da sala de aula. Caso não se adapte, o professor do AEE deve fazer contato com a família e encaminhá-lo para escola especializada.
e. Providenciar imediatamente uma reforma arquitetônica na escola para evitar que André se machuque na área da escola, terminada a reforma inicia-se o atendimento.
Respostas
A afirmativa mais coerente para esta questão seria Providenciar o contato com sistemas de comunicação alternativa para aumentar o entendimento e a ampliação do seu vocabulário.
Ou seja, a alternativa A.
Para a melhor compreensão da resposta, faz-se necessário o conhecimento de técnicas de educação para deficientes e a etimologia da Síndrome de Down.
O que é Síndrome de Down
A síndrome de Down é uma alteração genética causada pela divisão celular atípica (trissomia dos cromossomos X). Pessoas com essa síndrome, em vez de ter dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), têm três.
As pessoas geralmente têm olhos oblíquos, rostos redondos, mãos pequenas, retardo mental e outras características. Não se sabe a causa exata do porquê ocorre a síndrome.
Educação para pessoas deficientes
Como qualquer cidadão, as pessoas com deficiência têm direito à educação pública gratuita garantida por lei, preferencialmente na rede regular de ensino e, se for o caso, nas escolas especiais especificadas nos artigos para receber educação adequada às suas necessidades.
O artigo 58 da Lei Federal nº 9.394/96 obriga o poder público a equipar as escolas, se necessário, para garantir o atendimento eficiente das pessoas com deficiência, e a capacitação dos professores para melhor formar as crianças.
Leia mais sobre acessibilidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/1795588
#SPJ2