(Unicamp-SP) A representação a seguir corresponde a uma carta topográfica de escala 1: 50 000 e a distância entre as curvas de nível é de 20 metros. Baseado na carta, faça o que se pede:
B-Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das águas do rio.
C- Qual margem do rio é a mais indicada para culturas temporárias? Justifique.
Respostas
As culturas temporárias são aquelas que necessitam de um curto espaço de tempo para o plantio e colheira, como arroz, feijão, trigo, etc...
O plantio em curvas de níveis é o mais indicado para não se acontecer o desgaste do solo por meio de erosão, ou seja, a margem direita do rio (margem essa de acordo com o sentido do rio, SEMPRE em sentido do rio que se deve observar a margem) tem a melhor opção para o plantio, por ser uma área razoavelmente boa por ter uma menor inclinação, tendo assim a possibilidade de se montar as curvas de níveis. Ou seja, quanto mais afastadas as linhas de nível, mais plano o terreno, e quanto mais próximas as linhas de nível mais ingrime o terreno.
Resposta da A)
O entendimento de escala cartográfica é simples. O número que vem antes do ":" é o tamanho que está no papel, e o número que vem depois se trata do tamanho real, ou seja, o primeiro número representa o segundo número.
Como a escala é 1 : 50 000, isso significa que cada um centímetro do mapa equivale a 50.000 centímetros reais, que é o mesmo que 500 metros ou então 0,5 km.
Assim, uma simples regra de três pode resolver essa questão.
Se 1 cm = 0,5 km, então 3,8 cm equivale a 1,9 km.
Resposta da B)
De acordo com os pontos cardeais, e com a observação das altitudes representadas pelas curvas de nível, as águas dos rios seguem o sentido nordeste - sudoeste. Sempre que dois rios se encontram em um mapa, forma-se uma cabeça de seta que indica o sentido.
O rio sempre vai fluir da parte mais elevada para a mais baixa, e deságua em outro rio, lago ou mar. É importante saber as partes de um rio, o que ajuda a localizar seu sentido nos mapas. Um rio sempre tem nascente, leito, margem, afluente, subafluente, confluência, meandro, foz, jusante, montante.
Resposta da C)
A margem mais adequada a culturas temporárias é a da direita, pois representa a porção mais plana ou de declividade mais suave, ou seja, remete a região menos sujeita a ação de processos erosivos como ravinas e voçorocas.
Culturas temporárias são aquelas de curta ou média duração, geralmente com ciclo vegetativo inferior a um ano, que após a colheita necessitam de novo plantio para produzir, como, por exemplo: soja, milho, feijão etc.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18907659